Eventos

15/12/15 SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PNAIC E ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO COM A COMUNIDADE ESCOLAR

         Na tarde do dia 15 de Dezembro realizamos o Seminário de encerramento do Pnaic, o mesmo foi realizado na escola e contou com a participação dos pais, alunos e professores. No primeiro momento foi realizada uma explanação geral referente ao que foi trabalhado durante a formação, que neste ano teve como ênfase a interdisciplinariedade. Em seguida foi realizado o conto das histórias: Quem vai ficar com o pêssego e Jaca Jacaré. Todas com a participação dos pais, sendo que cada uma delas foi contada utilizando-se de uma estratégia diferente.
       Foram realizadas oficinas de jogos pedagógicos que estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático estratégia, percepção, concentração, memorização, dentre outras habilidades. Foram escolhidos alguns dos jogos desenvolvidos durante o ano letivo, dentre eles: Hidin, Códice, Pintando o sete, dentre outros. 
      Na oportunidade foram realizadas as rematrículas dos alunos para o ano letivo de 2016 e entrega dos boletins referentes ao quarto bimestre. Juntamente com a APP da escola foi realizado um delicioso coquetel de confraternização e encerramento de mais um ano letivo.

Desejamos aos alunos ótimas férias!
Participação na Contação da História Jaca Jacaré
História Participativa: Quem vai ficar com o pêssego? 


Jogo: Pintando o sete

Jogo Códice


Jogo Hidin



Para descontrair: Dança da cadeira





I Encontro de Integração da Comunidade Escolar, Conselho de Classe e Mostra de trabalhos
      No dia 17 de Outubro foi realizado um encontro entre a comunidade escolar, na Comunidade de Linha Salto da Praia, organizado pelas APPs das escolas e Conselho Escolar. Nesta noite também foi realizada uma mostra de trabalhos referentes a Sequências Didáticas dos Projetos de Educação Ambiental realizados por cada escola. Os alunos da Escola Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, realizaram uma homenagem aos professores pela passagem de seu dia. Realizamos o Conselho de Classe e entrega de boletins referente ao 3º bimestre deste ano letivo, onde pais e professores conversaram sobre a aprendizagem das crianças. Ao final foi servido um jantar de confraternização.
Exposição da Sequêmcia Didática Interdisciplinar : Projeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável.
Homenagem aos professores 
Homenagem aos professores
Jantar de confraternização


Formatura da XI turma do Proerd.


       No dia 30 de junho foi realizada a Formatura dos alunos da XI Turma do PROERD - Programa de Resistências as Drogas e a Violência, para alunos que cursam o 5º ano do ensino fundamental em nosso município. A formatura foi realizada no Centro Comunitário José Sadi Pissaia no período vespertino, com a presença das famílias dos formandos, professores e autoridades.

Nossa escola teve como formandos os alunos: Andressa Albara, Dalmor Bonotto, Gabriel Bonotto, Leonardo Pesavento, Natalia Nardi e Pablo Parizoto.  

Os alunos formandos receberam um Certificado de Participação e uma lembrança, os mesmos fizeram o juramento, e uma apresentação cultural tendo como tema a Amizade.

O Major da Polícia e o Prefeito Municipal Sr. Claudio Sartori, em seus pronunciamentos relataram sobre a importância do Programa Educacional e presença da família na vida da criança.

Para finalizar, tivemos a saudosa presença do DARE, mascote do programa, que dançou e cantou com as crianças as músicas do programa.



Abaixo podemos conferir alguns dos momentos da formatura:
Entrada dos Formandos

Hino Nacional



Apresentação Cultural



Juramento

Entrega de Certificado Aluna Andressa

Entrega de Certificado Aluno Dalmor

Entrega de Certificado Aluno Gabriel

Entrega de Certificado Aluno Leonardo

Entrega de Certificado Aluna Natalia

Entrega de Certificado Aluno Pablo

Homenagem às Professoras Regentes 

Homenagem das crianças ao Instrutor Proerd

Cantando e dançando as músicas do Proerd





Festa Junina da Rede Municipal de Ensino

No dia 20 de Junho foi realizada a Festa Junina das escolas municipais. Neste ano, na Comunidade de Linha Imigra, com a participação dos alunos, suas famílias, professores e comunidade.
Cada escola realizou uma apresentação cultural junina, tivemos quadrilhas, casamento caipira, pau-de-fita e outras danças juninas. Além das apresentações das crianças, o público presente também participou de danças.
Com a colaboração das famílias foi organizado um delicioso coquetel típico junino com pipoca, pé-de-moleque, batata-doce, pinhão, bolo...

Foi uma festa muito divertida! Confira as fotos:

Abertura do evento

Apresentações culturais das escolas e danças com a participação das famílias















Coquetel Típico Junino

27/03/15 FEIRA DO PEIXE VIVO VALORIZA NESTE ANO OS PISCICULTORES DO MUNICÍPIO


      Neste ano a Feira do Peixe Vivo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio teve como foco a valorização dos piscicultores participantes do Programa Municipal de Aquicultura, além do comércio dos peixes na sede do município, foi proporcionado aos alunos da rede municipal de ensino uma visita a propriedade do Sr. Armindo Forchesato, família de nosso aluno Gabriel Forquesato, produtor/piscicultor participante do programa.
        Durante a visita nos viveiros o técnico agrícola responsável pelo programa no município Sr. Arnildo Rech, explicou sobre a alimentação dos peixes, seu desenvolvimento, habitat, uso do aerador, comercialização, etc... O produtor mostrou a ração utilizada na alimentação, também pescou alguns peixes grandes e pequenos para as crianças tocarem, que após foram devolvidos aos viveiros.
     Na propriedade também foi possível conhecer a criação de ovelhas e a realização do plantio/cultivo de diversos alimentos como: feijão, mandioca, batata, verduras, frutas... valorizando o Projeto desenvolvido em nossa escola. Acompanhe alguns momentos desta visita:                                           

Recepção realizada pelo produtor
Visita aos viveiros

Visualizando os peixes 
Conhecendo os tipos de ração

Agradecemos a família por nos acolher e apresentar o trabalho que desenvolvem.

28/03/15 PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

             Realizamos mais uma etapa do Programa Saúde na Escola, sendo Avaliação oftalmológica e atividades relacionadas ao tema água.
        No primeiro momento a Orientadora Escolar Lucimara Machado realizou a abertura do evento, explicando às crianças a importância deste momento e as atividades que seriam realizadas durante a manhã.
         Os alunos participaram de diversas oficinas, dentre elas: Teatro sobre água, com as professoras Clauci e Leila; Avaliação Oftalmológica, com o Dr. Adenilson Niederauer; Show de perguntas com o Consórcio Lambari sobre água, compostagem, decomposição de materiais recicláveis; Exposição de fotografias e brincadeiras recreativas.
            As atividades referentes a água reforçaram e complementaram o estudo realizado em sala de aula a cerca desta temática.

Abertura do evento 
Teatro sobre Água
Show de perguntas com Consórcio Lambari

MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

DESTACAMENTO DA POLÍCIA MILITAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA - PROERD
CONVITE

Em continuidade ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD desenvolvido em nosso município, é que a Administração Municipal tem a honra de Convidar Vossa Senhoria para participar da III Turma de PROERD PAIS, que será realizada neste ano de 2015, com início previsto para 1ª semana do mês de abril.

O programa tem previsto 06 encontros, de 02 horas cada, que serão realizados no período noturno e o mesmo será ministrado por Instrutores do Programa PROERD do Batalhão da Policia Militar de Concórdia-SC.

Para tanto, abre-se inscrições para esta III Turma até o dia 20 de março deste, pelo telefone (49) 3457 1217ou 99 67 00 50 com Lucimara.

Desde já agradecemos pela sua presença.

Presidente Castello Branco - SC, 10 de Março de 2.015.

                                                                                            
Claudio Sartori
Prefeito Municipal


      Desfile Cívico


      O Desfile Cívico foi realizado no dia 6 de setembro em nosso município, tendo como temática o resgate da história e a cultura do povo castellense, no Cinquentenário do município.  A concentração iniciou em frente à Praça Municipal Prefeito Severino Matiollo, inicialmente com a abertura, hino da independência, e apresentação do Batalhão. Na sequência iniciou-se o desfile, com evolução dos pelotões.  
   O desfile teve grande participação da comunidade, sendo que, as mesmas representaram e contaram um pouco de sua história, colonização, cultura, costumes, cotidiano projetos em desenvolvimento. Nossa escola apresentou o Sub Projeto Lavoura Familiar: Valorizando a Alimentação Saudável, e os produtos coloniais da comunidade.
      Além disso, os alunos da Oficina de Música apresentaram o Hino Nacional,  foram entregues os certificados de Dispensa e Incorporação  aos jovens  e, para finalizar as atividades,  os  formandos do curso do Pronatec também receberam certificados. 

     O Desfile de 7 de Setembro mobilizou toda a comunidade,  mostrando a força e a criatividade dos castellenses.  
Concentração e abertura 
Apresentação do Batalhão
Início do desfile
Fanfarra Municipal
Pelotão da Comunidade de Linha Banhadão. Apresentação do projeto Lavoura Familiar desenvolvido pela escola em parceria com a comunidade.



ATIVIDADES Programa saúde na escola
      No dia 18 de Agosto, foram realizadas atividades educativas referentes ao Programa Saúde na Escola. As atividades realizadas foram: devolutiva sobre a pesagem das mochilas com orientação sobre a correta organização dos materiais, com a fisioterapeuta Gisele.Visita ao horto de ervas medicinais do Posto de Saúde, com orientação sobre algumas das ervas, com a Professora Leila, a Enfermeira Luciana e a Dentista Caroline. Atividades na Academia ao ar livre com a Professora Fernanda e orientação sobre drogas com a professora Marli Frank e alunos do 5º ano. 







Atividades Dia do Estudante


       Neste ano foi realizada uma programação especial, em comemoração ao dia do estudante. Todos os alunos da Rede Municipal de Ensino reuniram-se no Centro Comunitário de São Luiz. A tarde teve vários momentos: apresentações culturais dos alunos (música, piada, poesia...); futsal; momento do filminho e jogos diversos.





III Etapa do Projeto Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente Castello Branco

 Festa Junina

        Neste ano a Festa Junina das  Escolas Municipais foi realizada na Comunidade de Linha Cabeceira Dois Irmãos, sendo mais uma etapa do projeto pedagógico. 
      A abertura foi realizada pela Professora Diones,  e cada escola foi apresentada. Depois as professoras Leila e Clauci apresentaram uma peça de teatro muito legal. Na sequência, cada escola realizou uma apresentação cultural junina. As professoras também foram desafiadas a dançar/apresentar o pau de fita.
     Tivemos momentos de danças típicas, brincadeiras... O lanche era típico junino. 
Foi uma tarde de muita alegria e diversão.
Abaixo algumas fotos do evento:
Abertura

Apresentação Cultural: Peça teatral

Apresentação da escola

Crianças lanchando

Apresentação Cultural


Apresentação das Professoras

Momento de diversão: danças e brincadeiras


Em clima de Copa do Mundo

Realizamos diversas atividades referentes a Copa do mundo, como estudo histórico, estudo das seleções participantes, mascote, dentre outros. Organizamos um painel bem legal!


II Etapa do Projeto Pedagógico: Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente Castello Branco 



       Este projeto tem por objetivo: Compreender a história do município de Presidente Castello Branco nas dimensões culturais, econômicas, político, ambientais, sociais e administrativas de forma interdisciplinar e contextualizada. 
       A segunda etapa foi realizada na manhã do dia 28 de maio, onde os alunos e professores visitaram a Comunidade de Linha Cabeceira Dois Irmãos, que foi a primeira comunidade do município e onde iniciou-se a colonização. Conhecemos onde os colonizadores André e Pedro Sampietro tinham sua propriedade. 
     O Senhor Orgentino Tonielo e a Senhora Erna Hoesel, moradores da comunidade, contaram um pouco da história e da formação da comunidade. Nos mostraram locais onde  foram construídas a primeira igreja e a primeira escola. Também contaram sobre como era o cotidiano das famílias da comunidade.
       Após foram realizadas atividades recreativas.
Conversa com moradores da comunidade.
Conhecendo o local onde foi construída a primeira escola.
Indo conhecer a propriedade.
Atividades Recreativas

Atividades Recreativas


 I Conselho de Classe

       No dia 13 de Maio realizamos o I Conselho de Classe, referente ao 1º bimestre, tendo como objetivo: Análise do desenvolvimento de ensino aprendizagem com pais e professores, com a observação dos trabalhos desenvolvidos durante o 1º bimestre.
Tivemos a participação de todas as famílias.

Feira do Peixe Vivo

    No dia 17 de Abril, visitamos a Feira do Peixe Vivo realizada em nosso município. Os alunos puderam observar diferentes variedades de peixes. A nutricionista Luciane, também conversou sobre a importância do consumo da carne de peixe e como devemos estar consumindo. As crianças também degustaram mini-pizza de peixe. 

Vendo as variedades de peixe à venda

Observando peixes no aquário e cartazes com outras espécies de peixe.


Nutricionista explicando a importância do consumo de peixe.

Desfile Cívico

   No dia 08 de Setembro realizamos o Desfile Cívico. A Rede Municipal de Educação representou os Projetos de Educação Ambiental das Unidades Escolares, Projetos Pedagógicos, e Formação de Professores Alfabetizadores - PNAIC. Confira:






Nenhum comentário:

Postar um comentário